Pela primeira vez a TV Globo comercializa espaço dedicado à ficha técnica da produção dos programas para veicular uma campanha publicitária 


Pela primeira vez na história, a TV Globo permite que um anunciante ocupe os famosos "créditos finais" de sua programação para veicular uma campanha publicitária. Habitualmente utilizado como uma função técnica, para dar visibilidade ao nome de todos os envolvidos no projetos, agora, o espaço foi arrematado pelo Santander. O banco utilizará o espaço para divulgar sua primeira campanha sobre "produtos de crédito" em 2023.

A campanha publicitária foi criada pela agência BETC Havas e desenvolvida em parceria com a P2 Filmes. Para promover o novo projeto, o banco precisou da autorização da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), de entidades de classe dos trabalhadores ligados à radiofusão e órgãos de direitos autorais de trilha sonora.

Campanha Crédito Pós-Crédito em Amor Perfeito / Foto: Reprodução Internet.

A campanha "Crédito Pós-Crédito", já pode ser vista desde a última segunda-feira (31), nos programas como: Encontro, Mais Você, É de Casa, Esporte Espetacular, Que História é Essa Porchat?, em novelas da TV Globo e do Canal VIVA, além de outros produtos da grade da TV Globo e dos canais de TV Paga como a GNT, SporTV, canal Viva, Multishow e até mesmo no Globoplay.

Campanha Crédito Pós-Crédito em Senhora do Destino / Foto: Reprodução Internet.

"É uma brincadeira lúdica. O que tem em todo programa de TV? Créditos finais. Então, onde tem crédito tem créditos", explica o diretor-executivo de marketing do Santander no Brasil, Igor Puga.

Campanha Crédito Pós-Crédito no programa Encontro / Foto: Reprodução Internet.

Para o presidente do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp-Meios), Luiz Lara, projetos como o do Santander fazem parte de uma nova realidade do mercado que tem buscado novos formatos para gerar atenção para as marcas e criar novas relações com o público.

Campanha Crédito Pós-Crédito no Programa Mais Você / Foto: Reprodução Internet.

"Eu acredito que a busca de novos formatos é fundamental para que as mensagens publicitárias das marcas anunciantes estejam cada vez mais diferenciadas e presentes no conteúdo da programação, criando novas interações e diálogos com os consumidores", diz.


Aprovação de entidades


Apesar de parecer apenas uma "brincadeira simples", de unir os créditos finais com uma campanha publicitária, a viabilização da ação demandou mais do que apenas questões técnicas, mas a aprovação de algumas entidades, como explica Puga.

"Quando fomos implementar essa ideia nós nos deparamos com algumas questões regulatórias. Porque diferente do que acontece nos intervalos comerciais, o que acontece dentro da programação tem uma questão de responsabilidade cível", aponta. "Como a campanha está ‘dentro’ da programação, ela é considerada conteúdo, e a Ancine quis ver cada um deles."

Para garantir que a ficha técnica de cada atração não seria suprimida durante a exibição da nova campanha, o banco decidiu regravar todas as vinhetas finais dos créditos, alinhado à esquerda os nomes de toda à equipe, além de garantir que a trilha sonora do programa estivesse presente mesmo durante a exibição do filme publicitário.

Segmentação dos produtos


Como a nova campanha do banco fará exibição de diferentes produtos, de crédito para pequenos e médios empresários a opção de cartão para clientes de alta renda, o Santander criou, ao todo, 64 roteiros para o projeto, que serão exibidos em 22 programas em canal aberto e 11 na TV por assinatura.

"Essa divisão foi pensada para que cada produto saia em um determinado programa direcionado pelo tipo de público", diz o executivo do banco espanhol.

A nova campanha da instituição financeira ocorre em meio a um cenário ainda de inadimplência no País. Dados do SERASA apontam que o número de pessoas inadimplentes teve em junho a primeira queda no ano, mas subiu quando comparado ao mesmo período de 2022.

Neste contexto, o último balanço do Santander mostrou uma queda no lucro para o segundo trimestre do ano, em comparação ao mesmo período de 2022, e a um aumento na inadimplência que chegou a 3,3% da carteira de crédito do banco. Segundo pontua o executivo do Santander, apesar do cenário, essa será a primeira grande campanha na mídia nacional a incentivar produtos de crédito, o que coloca o banco à frente dos concorrentes na corrida pelos clientes que devem retomar a busca por financiamento.

"Por ser um período de inadimplência, ninguém está incentivando o crédito. A questão é que aí existe uma grande oportunidade. Nós estamos de olho nessa demanda reprimida e queremos ser os primeiros a voltar a falar de crédito no Brasil", diz o executivo.