Einstein recebe coração para transplante, e Faustão é operado neste domingo

Foto: Reprodução Internet.

O domingo está em festa, o novo coração para o transplante do apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, chegou na tarde deste domingo ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo e o comunicador já foi operado. Faustão é acompanhado pela equipe médica dos médicos cardiologista Fernando Bacal e do diretor médico Miguel Cendoroglo Neto e de serviços hospitalares. A informação foi confirmada pela equipe médica do apresentador.

O apresentador Faustão estava internado na CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital desde o último dia 05 de agosto, tratando de uma insuficiência cardíaca e realizando diálise. Devido a isso, entrou na fila de transplante para receber um novo coração.

O estado de saúde de Fausto Silva, o colocava como prioridade na fila de transplante, o que comprovou com a rapidez da chegada do novo órgão.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e já estão aguardando em uma lista de espera unificada e informatizada. A posição na lista de espera é definida por critérios técnicos como tempo de espera e urgência do procedimento, compatibilidade sanguínea entre doador e receptor. A compatibilidade genética entre doador e receptores, quando necessária, é determinada por exames laboratoriais.

Outro fator importante é a localização, pois é necessário entender o tempo de duração do órgão fora do corpo. Dependendo do prazo, é preciso um avião para o transporte até o destino.


Veja abaixo a íntegra do boletim médico:


"Na tarde deste domingo, o paciente Fausto Silva passou por cirurgia para transplante de coração, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado desde 05 de agosto.

O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.

O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição."