Justiça de SP realiza perícia em programas da Band para virificar se existem plágios da concorrente RedeTV!


A RedeTV! está movendo dois processos alegando plágio contra a Band, em relação a programas de humor. A concorrente acusa a quarta colocada de ter copiado inúmeros quadros e programas de humor como o antigo 'Só Risos' e o atual 'Perrengue na Band'.

A emissora de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho pede para que a Band seja proibida de utilizar a marca 'ZapZap' e semelhantes, além de uma indenização de R$ 500 mil, por danos morais consecutivos de concorrência desleal e danos materiais, por violação de direitos autorais. Apesar dos valores de todos os pedidos não foram estabelecidos, a cobrança total do processo ultrapassa a casa dos MILHÕES de reais, a serem calculados apenas após a sentença.

Com isso, a Justiça determinou a realização d ruma perícia nos programas da Band. No primeiro processo está atualmente em andamento. Já o segundo, o perito ainda não informou o plano de trabalho, valor dos honorários e prazo para conclusão do trabalho.

Questionado pelo site SPLASH, sobre os valores e prazo, o perito Alexandre Fukudayamashita não retornou os contatos. Procurada, a RedeTV! e até mesmo a Band não quiseram comentaram sobre os processos judiciais.

Para a Justiça, a Band nega as acusações de plágio. A emissora alega que os quadros como 'Tá no Zap' utilizam expressões recorrentes na sociedade e que a semelhança entre os programas ocorre por serem atrações dirigidas pelos mesmos profissionais.


ENTENDA OS PROCESSOS

Exibido pela RedeTV! entre 2014 e 2022, o centro da disputa é o programa Encrenca. No ano de 2021, os humoristas Tatola Godas, Dennys Motta, Ricardinho Mendonças e Ângelo Campos deixaram a emissora, acertando coma Band onde estão até hoje comandando o programa Perrengue na Band.

O 1º processo, a RedeTV! alega que o 'Só Risos' da Band exibido entre 2015 e 2019 copiava o formato do Encrenca, que consiste na exibição de vídeos da internet.

Já o 2º processo, a emissora alega que o Só Risos naou foi bem sucedido e por isso a Band contratou os integrantes do Encrenca para montar o Perrengue na Band.

A Band afirma à Justiça que o formado do Encrenca não é inovado, a emissora ainda afirmou que a atração surgiu na concorrência para ser o "novo Pânico", com o mesmo layout, roteiro e narrativas, fazendo as tradicionais e já esgotadas brincadeiras denominadas de "PEGADINHAS", receita já utilizada a muito tempo na TV Brasileira e Mundial.

A RedeTV! ainda cita que a contratação dos integrantes do Pânico, que trocaram a emissora pela Band em 2012, para afirmar que o comportamento da concorrência é recorrente.

A Band complementa que os profissionais que contratou deixaram a RedeTV! por livre e espontânea vontade própria, após "inúmeros inadimplementos contratuais, especialmente de cunho monetário".