Aos 93 anos, Fernanda Montenegro descarta aposentadoria


A renomada atriz, Fernanda Montenegro decidiu por não renovar seu contrato com a TV Globo. Fernanda estava escalada para "Terra Vermelha", de Walcyr Carrasco que substituirá "Travessia". Aos 93 anos, a atriz não pensa em se aposentar.

Na televisão, foi a primeira atriz contratada pela TV Tupi, em 1951, onde estrelou dezenas de teleteatros, que na direção revezavam-se Fernando Torres, Sérgio Britto e Flávio Rangel. Estreou nas telenovelas em 1954 como protagonista de A Muralha, na Record TV, onde estrelou outras produções. Realizou trabalhos na maioria das emissoras produtoras de teledramaturgia, como Band, TV Cultura, Record TV e TV Globo – onde permanece desde 1981 –, além das extintas TV Excelsior, TV Rio e Rede Tupi.

Seus últimos papéis em destaques na TV foi em 2013, deu vida a Dona Cândida Rosado (Candinha) no remake de Saramandaia escrito por Ricardo Linhares. Em 2014, viveu novamente Dona Picucha na série Doce de Mãe. No mesmo ano é anunciado que a atriz fará Babilônia, novela de Gilberto Braga, no papel da homossexual Teresa, que mantém um relacionamento com a personagem de Nathália Timberg, Estela. Em 2017, realizou uma parceria com o autor Walcyr Carrasco aceitando o convite para atuar em sua novela do horário nobre O Outro Lado do Paraíso, onde tem seu retorno triunfal ao gênero, atuando como a mística "Mercedes". Por fim, em 2019 retomou a sua parceria com Walcyr e atuou na novela A Dona do Pedaço, participando da primeira fase do folhetim, como a matriarca de uma família de justiceiros no interior do Estado do Espírito Santo.

Recentemente Fernanda terminou as gravações de "Dona Vitória", dirigida por Andrucha Washington, em que atuou em 130 cenas. No próximo ano, encara o filme que Walter Salles fará a partir de “Ainda estou aqui”, o romance autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre a prisão e desaparecimento de seu pai.